Apresentação

  

 

Vamos fazer um breve resumo e utilizar o livro de VITTORIO TESSERA, Edição de Jorge Nado - Italiano, vendido na Ascari – Porto,  das  principais actividades do senhor Engº. Ferdinando Innocenti.

Foram muitas,  muito diversas, quantidades elevadas e uma facturação de muitos milhares, que o tornaram conhecido em todo o mundo.

 

1)      Identificação:

 

Foi fundador do Império “ INNOCENTI “ o  Engº.  Ferdinando Innocenti, filho de Dante Innocente, nasceu em Pescia – Tuscana-Italaina,  a 01 de Setembro de 1891 e faleceu com 75 anos em 1966. Não se sabe exactamente a data do seu falecimento, mas sabe-se que em 21 de Junho de 1966, na companhia de seu filho Engº. Luigi Innocenti, receberam na sua fábrica em Milão a visita do Ministro da indústria  automóvel Russa o  Engº. Tarasou. Significa que faleceu entre 21/06/1966 e 31/12/1966. Seu irmão, Rosolino Innocenti, filho de primeiras núpcias do pai, associam-se e constituem a firma: IRMÃOS INNOCENTI, SA..

 

 

2)      Actividades:

 

O seu pai, vendia ferragens e ferramentas. Durante a sua vida de criança e jovem, viveu neste ambiente de negócios.

Aos 18 anos, já tinha terminado os estudos técnicos, começa a vender sucata ferrosa dos estaleiros navais e com o seu irmão Rosolino lançam a venda de ferramentas INNOCENTI e uma grande variedade de produtos mecânicos.

Em 1920 com 29 anos de idade, aprofunda os conhecimentos sobre o tubo de aço sem costura e as suas utilizações nos mais diversos sectores industriais. Também nesta época, firmou um contrato com o governo Italiano, para modernizar toda a cidade de Roma.

 

Em 1923, já de sociedade com o seu irmão Rosolino, denominada: IRMÃOS INOCENTI, SA, transferem-se para Roma, com um capital de 500.000 liras e começam a comercializar em larga escala, os tubos de aço e seus derivados, fornecidos pela DALMINE – Alemã.

 

Em 1931, celebra um enorme contrato com a  SANTA SÉ, para construir um complexo processo de irrigação dos Jardins do Papa em Castelgandolfo, numa extensão de 14 hectares, utilizando a água do Lago Albano. Os resultados foram extraordinários e ficou com um excelente relacionamento com o Vaticano e continuação de negócios pesados, durante a década dos anos 30.

 

Em 1933,  “ IRMÃOS INNOCENTI “ conseguem um acordo com a firma britânica “ SCAFODING “ para a produção e comercialização de  tubos em grandes quantidades.

É, também neste ano, que decidem ampliar os negócios e construir umas novas instalações em Milão/Lambrate, Via Pitteri,  para produzir e comercializar maior gama de produtos, tais como:

 

            1.- Produtos para a construção civil, electricidade, andaimes, antenas, postes de alta tensão,  postes de iluminação, etc..

            2.- Produtos agrícolas e desporto, condutas de água para irrigação e chuvas pluviais, vedações de recintos desportivos e instrumentos de ginástica.

            3.- Produtos para a indústria, instalação de centrais termoeléctricas, tubos para ar fresco, vapores de gás, bombas de gás, bombas de gás líquido e comprimido, condutas forçadas e sondas de perfuração.

            4.- Produtos para a indústria mecânica, tubos para camiões, árvores de transmissão, tubos para a construção de automóveis, tubos para canhões de artilharia, cilindros e pistões hidráulicos para pressão, cilindro e rolos para a indústria do vidro.

 

Em 1936, a produção de tubos de aço sem costura, é uma realidade.

Em 1942, já em plena II Guerra,  teve de produzir diverso material bélico, em grandes quantidades, como sejam, projecteis e G III, entre outros.

 

Em 30/04/1944, O complexo industrial de Milão, foi semi-destruído pelos alemães e a produção esteve suspensa quase na sua totalidade.

 

Empregava em 1938:  800 trabalhadores, em 1939 a 1941: 3.000 e 1943:   7.000.

 

Com o fim da II Guerra em 1945, o senhor Innocente, decide  fazer a reconstrução da fábrica de  Milão, para a seguinte produção:

 

            1.- Produção de veículos de grande difusão popular a custos baixos.

            2.- Construção de máquinas siderúrgicas e instalações industriais.

            3.- Desenvolvimento de processos de sintetização para motores eléctricos.

 

Só em 1946, se tornou possível o avanço destes projectos.

 

Os acontecimentos até esta data e depois, foram muitos e complicados. O caso da guerra, foi trágico e difícil de ultrapassar. A capacidade enorme do senhor Innocente, tudo absorveu e deu respostas. Daqui até nascer as primeiras Lambrettas, aconteceram coisas muito importantes, como, por exemplo a venda à Venezuela de 350 milhões de dólares americanos de tubos de aço, que foram fornecidos durante cinco anos. As grandes negociações para a produção do Fiat 500, que não tiveram sucesso. O acordo com a BMC britânica para a Produção de Austin A 40, do  Minor, que chegou a ocupar 90% da produção total, além de outros modelos, como “ Mini Minor MK2 e IM3 S, etc.

 

3)      Produção da Lambretta.

 

A intervenção do senhor  Innocente na sociedade italiana e Mundial, foi muito profunda. Ele sentiu que era necessário no seu pais e no estrangeiro um veículo de duas rodas, económico, confortável e fiável. Daí avançou para um modelo de uma scooter. Ficou-lhe na retina a scooter que o exército americano, usava nas suas curtas viagens à volta de Roma, durante a II Guerra Mundial. Esta scooter foi produzida pela “ HARLEY DAVIDSON “, Modelo Cushman, série 32, modelo militar.

 

O General Engº. Pier Luigi Torre, veio ajudar o senhor Innocenti a recuperar os seus negócios, depois da II Guerra e foi-lhe entregue este projecto para produzir uma scooter nova, original, tomando por base a scooter americana, com uma potência de 125 cm3.

 

Os primeiros estudos foram iniciados entre 1944/45, com a determinação de uma produção em larga escala.

Em 1947, é finalmente apresentada a primeira scooter de origem intaliana e produzida nas instalações de IRMÃOS INNOCENTI, SA de Milão, a que deram o nome de  LAMBRETTA e custo de venda era de 135.000 liras, por unidade.

 

Surge o primeiro modelo em 1947, chamado A, com as seguintes características: 123cm3 de potência e 4.2 bhp desenvolvidos às 4.400 rpm. e com um litro de gasolina, percorria 33 kms..

 

Eis os modelos que se seguiram:

 

 

 

Início da produção

Fim da produção

 

Modelo

Mês

Ano

Mês

Ano

Unidades produzidas

125 A

Outubro

1947

Outubro

1948

9.669

125 B

Novembro

1948

Janeiro

1950

35.014

125 C

Fevereiro

1950

Novembro

1951

87.500

125 LC

Abril

1950

Novembro

1951

42.500

125 D

Dezembro

1951

Novembro

1956

123.141

125 LD

Dezembro

1951

Novembro

1956

131.615

125 E

Abril

1953

Fevereiro

1954

42.352

125 F

Março

1954

Abril

1955

32.701

125 LD AVV EL

Fevereiro

1954

Dezembro

1954

8.694

150 D

Outubro

1954

Dezembro

1956

54.593

150 LD

Novembro

1954

Janeiro

1957

109.344

150 LD AVV EL

Setembro

1955

Novembro

1956

2.020

48

Agosto

1955

Março

1961

63.223

125 LD/57

Dezembro

1956

Julho

1958

44.665

125 LD/57 AV EL

Março

1957

Junho

1957

52

150 LD/57

Janeiro

1957

Julho

1958

113.853

150 LD/57 AV EL

Abril

1957

Dezembro

1957

4.076

175 TV

Setembro

1957

Dezembro

1957

10.089

125 LI

Junho

1958

Outubro

1959

47.747

150 LI

Abril

1958

Outubro

1959

          108.984  (Índia)

175 TV  IIs

Janeiro

1959

Novembro

1961

43.700

125 LI    IIs

Outubro

1959

Novembro

1961

111.087

150 LI    IIs

Outubro

1959

Novembro

1961

162.040

125 LI    IIIs

Dezembro

1961

Novembro

1967

146.734

150 LI    IIIs

Janeiro

1962

Maio

1967

142.982

175 TV  IIIs

Março

1962

Outubro

1965

37.794

200 TV

Abril

1963

Outubro

1965

14.982

98 J

Março

1964

Novembro

1965

17.642

125 J 3 M

Setembro

1964

Setembro

1966

21.651

50 J 20/1

Outubro

1964

Janeiro

1968

69.988

150 Special

Setembro

1963

Outubro

1966

69.529

125 Special

Outubro

1965

Janeiro

1969

29.841

150 X Special

Outubro

1966

Janeiro

1969

31.238

125 J 4 M

Maio

1966

Abril

1969

16.052

200 SX Special

Janeiro

1966

Janeiro

1969

20.783

50 De Luxe

Janeiro

1968

Outubro

1970

28.852

50 Lui

Março

1968

Junho

1969

27.812

75 Lui

Agosto

1968

Dezembro

1970

9.402

125 DL

Janeiro

1969

Abril

1971

15.300

150 DL

Janeiro

1969

Abril

1971

20.048

200 DL

Janeiro

1969

Abril

1971

9.350

50 Special

Abril

1970

Abril

1971

13.599

39 Ciclomotore

Novembro

1966

Dezembro

1967

15.676

48 Automatic

Outubro

1967

Novembro

1968

8.922

 

 

 

 

Total

2.156.836

 

Nota: Falta incluir aqui nesta lista o modelo SX 200. O livro nada diz sobre este modelo.

 

Outro tipo de veículos:

 

MOTOFURGONCINO

Marca

Modelo

De

 

 

Unidades produzidas

Lambretta

125f (FB)

1949

A

1950

2.001

125 FC

1950

A

1952

3.001

125 FDI

1952

A

1955

13.121

150 FD

1955

A

1959

16.562

150FD/C

1957

A

1959

12.118

175 LI/175 LI (3)

1959

A

1965

10.608

Lambro 200

1963

A

1965

18.947

Lambro 450

1965

A

1967

9.541

Lambro 550

1965

A

1967

34.766

Lambro 550N / A

1967

A

1969

19.712

Lambro 500 L

1967

A

1969

7.758

Lambro 500M/ML/V

1969

A

1971

12.411

Lambro 500 ML

1969

A

1971

5.217

Lambro 600M/V

1970

A

1972

16.454

Trilambretta

1970

A

1970

760

Lambrettino 39

1966

A

1968

15.677

Lambrettino 49

1966

A

1968

8.922

 

 

 

 

Total

207.576

 

Esta foi a matéria que extraímos do livro, que nos pareceu de maior interesse para a sociedade portuguesa, que durante muitos anos usufruiu destes extraordinários veículos no seu dia a dia, quer para o trabalho ou lazer. Hoje temos garantido a sua continuidade, graças aos bons portugueses que se têm disponibilizado para proceder aos restauros das unidades que se tem encontrado por esse Portugal, quer em casa de particulares, garageiros, armazéns de sucata ou por herança de familiares.

 

Em Portugal:

 

Não é conhecida a história da Lambretta entre nós. Temos algumas passagens da entrevista que o senhor Alfredo Baptista, fundador e Director do Lambretta Clube de Portugal até 2001, (nasceu a 26/04/1929 e faleceu a 18/01/2002, deu a Motojornal em 24 de Dezembro de 1955, nº. 421.

 

As primeiras Lambrettas devem ter chegado a Portugal em 1950 ou 1951. Há Lambrettas registadas em Lisboa no ano de 1951. É provável, até antes. Se alguém tiver esse conhecimento, agradecemos que o divulgue. O primeiro importador foi a firma: MOTOLAMBRETTA PORTUGUESA, instalada na Avenida de Roma (hoje um Banco), tendo acabado a empresa por transferir-se para a Avenida da República (hoje stand Rover).Esta empresa era gerida directamente pela Casa Lambretta e o seu Director era o senhor Dr. Romanini, cunhado do senhor Innocenti.

 

Os negócios da Lambretta, depois passaram para a Utic, Renault, no Largo do Rato e por fim para a Sociedade Portuguesa de Automóveis, na Rua da Escola Politécnica.

 

O encerramento dos negócios das Lambrettas, deve ter coincidido com o encerramento em Itália, que foi em 1972. Em Portugal há Lambrettas registadas em 1972, nomeadamente as SX 200.

 

O senhor Alfredo Baptista foi piloto oficial da Casa Lambretta em Itália, durante 15 anos e depois em Portugal, tendo sido seu mecânico oficial o senhor Luís António Rodrigues Dinis, irmão do nosso sócio nº. 52 Victor Manuel Rodrigues Dinis, igualmente mecânico das Lambrettas, da casa importadora.

 

Este é o nosso modesto contributo para a história da Lambretta.

 

10 de Outubro de 2005.

 

. Assembleia Geral

 

Modelo A

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alfredo Baptista