Vamos fazer um breve resumo e utilizar o livro de VITTORIO TESSERA,
Edição de Jorge Nado - Italiano, vendido na Ascari – Porto, das
principais actividades do senhor Engº. Ferdinando Innocenti.
Foram muitas, muito diversas, quantidades elevadas e uma facturação de
muitos milhares, que o tornaram conhecido em todo o mundo.
1)
Identificação:
Foi fundador do Império “ INNOCENTI “ o Engº. Ferdinando Innocenti,
filho de Dante Innocente, nasceu em Pescia – Tuscana-Italaina, a 01 de
Setembro de 1891 e faleceu com 75 anos em 1966. Não se sabe exactamente
a data do seu falecimento, mas sabe-se que em 21 de Junho de 1966, na
companhia de seu filho Engº. Luigi Innocenti, receberam na sua fábrica
em Milão a visita do Ministro da indústria automóvel Russa o Engº.
Tarasou. Significa que faleceu entre 21/06/1966 e 31/12/1966. Seu irmão,
Rosolino Innocenti, filho de primeiras núpcias do pai, associam-se e
constituem a firma: IRMÃOS INNOCENTI, SA..
2)
Actividades:
O seu pai, vendia ferragens e ferramentas. Durante a sua vida de criança
e jovem, viveu neste ambiente de negócios.
Aos 18 anos, já tinha terminado os estudos técnicos, começa a vender
sucata ferrosa dos estaleiros navais e com o seu irmão Rosolino lançam a
venda de ferramentas INNOCENTI e uma grande variedade de produtos
mecânicos.
Em 1920 com 29 anos de idade, aprofunda os conhecimentos sobre o tubo de
aço sem costura e as suas utilizações nos mais diversos sectores
industriais. Também nesta época, firmou um contrato com o governo
Italiano, para modernizar toda a cidade de Roma.
Em 1923, já de sociedade com o seu irmão Rosolino, denominada: IRMÃOS
INOCENTI, SA, transferem-se para Roma, com um capital de 500.000 liras e
começam a comercializar em larga escala, os tubos de aço e seus
derivados, fornecidos pela DALMINE – Alemã.
Em 1931, celebra um enorme contrato com a SANTA SÉ, para construir um
complexo processo de irrigação dos Jardins do Papa em Castelgandolfo,
numa extensão de 14 hectares, utilizando a água do Lago Albano. Os
resultados foram extraordinários e ficou com um excelente relacionamento
com o Vaticano e continuação de negócios pesados, durante a década dos
anos 30.
Em 1933, “ IRMÃOS INNOCENTI “ conseguem um acordo com a firma britânica
“ SCAFODING “ para a produção e comercialização de tubos em grandes
quantidades.
É, também neste ano, que decidem ampliar os negócios e construir umas
novas instalações em Milão/Lambrate, Via Pitteri, para produzir e
comercializar maior gama de produtos, tais como:
1.- Produtos para a construção civil, electricidade,
andaimes, antenas, postes de alta tensão, postes de iluminação, etc..
2.- Produtos agrícolas e desporto, condutas de água para
irrigação e chuvas pluviais, vedações de recintos desportivos e
instrumentos de ginástica.
3.- Produtos para a indústria, instalação de centrais
termoeléctricas, tubos para ar fresco, vapores de gás, bombas de gás,
bombas de gás líquido e comprimido, condutas forçadas e sondas de
perfuração.
4.- Produtos para a indústria mecânica, tubos para camiões,
árvores de transmissão, tubos para a construção de automóveis, tubos
para canhões de artilharia, cilindros e pistões hidráulicos para
pressão, cilindro e rolos para a indústria do vidro.
Em 1936, a produção de tubos de aço sem costura, é uma realidade.
Em 1942, já em plena II Guerra, teve de produzir diverso material
bélico, em grandes quantidades, como sejam, projecteis e G III, entre
outros.
Em 30/04/1944, O complexo industrial de Milão, foi semi-destruído pelos
alemães e a produção esteve suspensa quase na sua totalidade.
Empregava em 1938: 800 trabalhadores, em 1939 a 1941: 3.000
e 1943: 7.000.
Com o fim da II Guerra em 1945, o senhor Innocente, decide fazer a
reconstrução da fábrica de Milão, para a seguinte produção:
1.- Produção de veículos de grande difusão popular a custos
baixos.
2.- Construção de máquinas siderúrgicas e instalações
industriais.
3.- Desenvolvimento de processos de sintetização para
motores eléctricos.
Só em 1946, se tornou possível o avanço destes projectos.
Os acontecimentos até esta data e depois, foram muitos e complicados. O
caso da guerra, foi trágico e difícil de ultrapassar. A capacidade
enorme do senhor Innocente, tudo absorveu e deu respostas. Daqui até
nascer as primeiras Lambrettas, aconteceram coisas muito importantes,
como, por exemplo a venda à Venezuela de 350 milhões de dólares
americanos de tubos de aço, que foram fornecidos durante cinco anos. As
grandes negociações para a produção do Fiat 500, que não tiveram
sucesso. O acordo com a BMC britânica para a Produção de Austin A 40,
do Minor, que chegou a ocupar 90% da produção total, além de outros
modelos, como “ Mini Minor MK2 e IM3 S, etc.
3)
Produção da Lambretta.
A intervenção do senhor Innocente na sociedade italiana e Mundial, foi
muito profunda. Ele sentiu que era necessário no seu pais e no
estrangeiro um veículo de duas rodas, económico, confortável e fiável.
Daí avançou para um modelo de uma scooter. Ficou-lhe na retina a scooter
que o exército americano, usava nas suas curtas viagens à volta de Roma,
durante a II Guerra Mundial. Esta scooter foi produzida pela “ HARLEY
DAVIDSON “, Modelo Cushman, série 32, modelo militar.
O General Engº. Pier Luigi Torre, veio ajudar o senhor Innocenti a
recuperar os seus negócios, depois da II Guerra e foi-lhe entregue este
projecto para produzir uma scooter nova, original, tomando por base a
scooter americana, com uma potência de 125 cm3.
Os primeiros estudos foram iniciados entre 1944/45, com a determinação
de uma produção em larga escala.
Em 1947, é finalmente apresentada a primeira scooter de origem intaliana
e produzida nas instalações de IRMÃOS INNOCENTI, SA de Milão, a que
deram o nome de LAMBRETTA e custo de venda era de 135.000 liras, por
unidade.
Surge o primeiro modelo em 1947, chamado A, com as seguintes
características: 123cm3 de potência e 4.2 bhp desenvolvidos às 4.400 rpm.
e com um litro de gasolina, percorria 33 kms..
Eis os modelos que se seguiram:
|
Início da produção |
Fim da produção |
|
Modelo |
Mês |
Ano |
Mês |
Ano |
Unidades produzidas |
125 A |
Outubro |
1947 |
Outubro |
1948 |
9.669 |
125 B |
Novembro |
1948 |
Janeiro |
1950 |
35.014 |
125 C |
Fevereiro |
1950 |
Novembro |
1951 |
87.500 |
125 LC |
Abril |
1950 |
Novembro |
1951 |
42.500 |
125 D |
Dezembro |
1951 |
Novembro |
1956 |
123.141 |
125 LD |
Dezembro |
1951 |
Novembro |
1956 |
131.615 |
125 E |
Abril |
1953 |
Fevereiro |
1954 |
42.352 |
125 F |
Março |
1954 |
Abril |
1955 |
32.701 |
125 LD AVV EL |
Fevereiro |
1954 |
Dezembro |
1954 |
8.694 |
150 D |
Outubro |
1954 |
Dezembro |
1956 |
54.593 |
150 LD |
Novembro |
1954 |
Janeiro |
1957 |
109.344 |
150 LD AVV EL |
Setembro |
1955 |
Novembro |
1956 |
2.020 |
48 |
Agosto |
1955 |
Março |
1961 |
63.223 |
125 LD/57 |
Dezembro |
1956 |
Julho |
1958 |
44.665 |
125 LD/57 AV EL |
Março |
1957 |
Junho |
1957 |
52 |
150 LD/57 |
Janeiro |
1957 |
Julho |
1958 |
113.853 |
150 LD/57 AV EL |
Abril |
1957 |
Dezembro |
1957 |
4.076 |
175 TV |
Setembro |
1957 |
Dezembro |
1957 |
10.089 |
125 LI |
Junho
|
1958 |
Outubro |
1959 |
47.747 |
150 LI |
Abril |
1958 |
Outubro |
1959 |
108.984 (Índia) |
175 TV IIs |
Janeiro |
1959 |
Novembro |
1961 |
43.700 |
125 LI IIs |
Outubro |
1959 |
Novembro |
1961 |
111.087 |
150 LI IIs |
Outubro
|
1959 |
Novembro |
1961 |
162.040 |
125 LI IIIs |
Dezembro |
1961 |
Novembro |
1967 |
146.734 |
150 LI IIIs |
Janeiro |
1962 |
Maio |
1967 |
142.982 |
175 TV IIIs |
Março |
1962 |
Outubro
|
1965 |
37.794 |
200 TV |
Abril |
1963 |
Outubro |
1965 |
14.982 |
98 J |
Março |
1964 |
Novembro |
1965 |
17.642 |
125 J 3 M |
Setembro |
1964 |
Setembro |
1966 |
21.651 |
50 J 20/1 |
Outubro |
1964 |
Janeiro |
1968 |
69.988 |
150 Special |
Setembro |
1963 |
Outubro |
1966 |
69.529 |
125 Special |
Outubro
|
1965 |
Janeiro
|
1969 |
29.841 |
150 X Special |
Outubro |
1966 |
Janeiro |
1969 |
31.238 |
125 J 4 M |
Maio |
1966 |
Abril |
1969 |
16.052 |
200 SX Special |
Janeiro |
1966 |
Janeiro |
1969 |
20.783 |
50 De Luxe |
Janeiro |
1968 |
Outubro |
1970 |
28.852 |
50 Lui |
Março
|
1968 |
Junho |
1969 |
27.812 |
75 Lui |
Agosto |
1968 |
Dezembro |
1970 |
9.402 |
125 DL |
Janeiro |
1969 |
Abril |
1971 |
15.300 |
150 DL |
Janeiro |
1969 |
Abril |
1971 |
20.048 |
200 DL |
Janeiro |
1969 |
Abril |
1971 |
9.350 |
50 Special |
Abril
|
1970 |
Abril |
1971 |
13.599 |
39 Ciclomotore |
Novembro |
1966 |
Dezembro |
1967 |
15.676 |
48 Automatic |
Outubro |
1967 |
Novembro |
1968 |
8.922 |
|
|
|
|
Total |
2.156.836 |
Nota: Falta incluir aqui nesta lista o modelo SX 200. O livro nada diz
sobre este modelo.
Outro tipo de veículos:
MOTOFURGONCINO |
Marca |
Modelo |
De |
|
|
Unidades produzidas |
Lambretta |
125f (FB) |
1949 |
A |
1950 |
2.001 |
“ |
125 FC |
1950 |
A |
1952 |
3.001 |
“ |
125 FDI |
1952 |
A |
1955 |
13.121 |
“ |
150 FD |
1955 |
A |
1959 |
16.562 |
“ |
150FD/C |
1957 |
A |
1959 |
12.118 |
“ |
175
LI/175 LI (3) |
1959 |
A |
1965 |
10.608 |
“ |
Lambro
200 |
1963 |
A |
1965 |
18.947 |
“ |
Lambro
450 |
1965 |
A |
1967 |
9.541 |
“ |
Lambro
550 |
1965 |
A |
1967 |
34.766 |
“ |
Lambro
550N / A |
1967 |
A |
1969 |
19.712 |
“ |
Lambro
500 L |
1967 |
A |
1969 |
7.758 |
“ |
Lambro 500M/ML/V |
1969 |
A |
1971 |
12.411 |
“ |
Lambro 500 ML |
1969 |
A |
1971 |
5.217 |
“ |
Lambro 600M/V |
1970 |
A |
1972 |
16.454 |
“ |
Trilambretta |
1970 |
A |
1970 |
760 |
“ |
Lambrettino 39 |
1966 |
A |
1968 |
15.677 |
“ |
Lambrettino 49 |
1966 |
A |
1968 |
8.922 |
|
|
|
|
Total |
207.576 |
Esta foi a matéria que extraímos do livro, que nos pareceu de maior
interesse para a sociedade portuguesa, que durante muitos anos usufruiu
destes extraordinários veículos no seu dia a dia, quer para o trabalho
ou lazer. Hoje temos garantido a sua continuidade, graças aos bons
portugueses que se têm disponibilizado para proceder aos restauros das
unidades que se tem encontrado por esse Portugal, quer em casa de
particulares, garageiros, armazéns de sucata ou por herança de
familiares.
Em Portugal:
Não é conhecida a história da Lambretta entre nós. Temos algumas
passagens da entrevista que o senhor Alfredo Baptista, fundador e
Director do Lambretta Clube de Portugal até 2001, (nasceu a 26/04/1929 e
faleceu a 18/01/2002, deu a Motojornal em 24 de Dezembro de 1955, nº.
421.
As primeiras Lambrettas devem ter chegado a Portugal em 1950 ou 1951. Há
Lambrettas registadas em Lisboa no ano de 1951. É provável, até antes.
Se alguém tiver esse conhecimento, agradecemos que o divulgue. O
primeiro importador foi a firma: MOTOLAMBRETTA PORTUGUESA, instalada na
Avenida de Roma (hoje um Banco), tendo acabado a empresa por
transferir-se para a Avenida da República (hoje stand Rover).Esta
empresa era gerida directamente pela Casa Lambretta e o seu Director era
o senhor Dr. Romanini, cunhado do senhor Innocenti.
Os negócios da Lambretta, depois passaram para a Utic, Renault, no Largo
do Rato e por fim para a Sociedade Portuguesa de Automóveis, na Rua da
Escola Politécnica.
O encerramento dos negócios das Lambrettas, deve ter coincidido com o
encerramento em Itália, que foi em 1972. Em Portugal há Lambrettas
registadas em 1972, nomeadamente as SX 200.
O senhor Alfredo Baptista foi piloto oficial da Casa Lambretta em
Itália, durante 15 anos e depois em Portugal, tendo sido seu mecânico
oficial o senhor Luís António Rodrigues Dinis, irmão do nosso sócio nº.
52 Victor Manuel Rodrigues Dinis, igualmente mecânico das Lambrettas, da
casa importadora.
Este é o nosso modesto contributo para a história da Lambretta.
10 de Outubro de 2005.
.
Assembleia Geral